7 Dicas Para Locutores de Sucesso.
02/05/2016 - 22h31 em Educaçao

7 Dicas Para Locutores de Sucesso.

4

Artigo 07, Por Mauro Usanovih

O rádio é um veículo de comunicação que meche com imaginação e os sentimentos das pessoas, ouvimos rádio todos os dias, no carro, no trabalho, na roça, na cidade, enfim em todo o lugar não é mesmo? Sempre encontramos alguém que diz, eu ouvi no rádio essa notícia ou esse comercial, o sucesso da emissora se mede pela sua audiência, quem anuncia no rádio, já esta comprovado, vende mais, mas é aí que entra o bom senso da direção da emissora, anunciar no rádio vende mesmo, desde que a emissora tenha uma boa equipe, uma plástica renovada com frequência, locutores treinados e agilizados  que saibam manter o pique da audiência.

Por isso Escrevi Sete Dicas para Manter a Audiência Sempre em Alta.

1 – Organização:

 A organização física da emissora, é de fundamental importância para seu melhor funcionamento,  a equipe da rádio não é formada somente de locutores, todos devem ter o bom senso com os colegas, tratando com respeito a cada um deles, locutores, produtores, secretárias, técnicos,  zeladores, todos devem ser tratados sem  discriminação,  na verdade rádio é alto astral, os problemas externos não devem ser trazidos para dentro da emissora, então o respeito pelos colegas é fundamental.

2 – Cuidados Pessoais:

 Cada locutor deve estar preparado para apresentar o seu programa, ficar atento com as novidades que acontecem diariamente, aceitar as dicas de outras pessoas, e não se achar o bam, bam, bam do rádio, manusear os equipamentos com cuidado, Microfones, fone de Ouvido, mesa de som, computadores, cadeira giratória, telefone e outros. Muitas emissoras tem dificuldade em disponibilizar fones de ouvido para os locutores, certa vez um diretor de rádio me disse, mauro eu não aguento mais manter fones no estúdio, ele mostrou uma caixa lotada de fones estragados, e disse não da mais, a solução foi instalar caixas de som para serem usadas como  retorno, a quem não gosta, mas foi a solução que encontrei para solucionar o  problema.

3 – Cuidados no Estúdio:

 Não tem coisa mais chata, que chegar à emissora para apresentar o programa e encontrar os equipamentos do estúdio bagunçados, suporte articulado pro lado, microfone desregulado pro outro,  papéis espalhados pela mesa, embaixo do computador,  copos vazios em cima da mesa, aliás é inadmissível o locutor, tomar água, beber café, suco comer lanche, salgado ou seja lá o que for dentro do estúdio, pra isso tem a copa ou cozinha, mas no estúdio não pelo amor de Deus.

4 – Comportamento Pessoal:

Muitos locutores se dizem profissionais, não aceitam opinião de ninguém, fazem as coisas ao seu bel prazer, achando que estão bambando na audiência, não sabendo ele que tem ouvintes de todos os gostos, muitas vezes o locutor considerado amador é mais aceito do que o dito profissional, e o mesmo sai denegrindo a imagem do colega… Dizendo, não o meu programa é melhor o daquele cara não presta ele não sabe nem falar direito, é aí que se engana, muitas vezes o amador agrada mais do que o que se diz profissional. Eu sempre digo cada locutor é melhor dentro do seu horário.

5 – Seja Parceiro:

Converse com seu colega, troque ideias com ele, aceite sugestões, jamais saia criticando o seu próprio companheiro de trabalho, procure ajudar, compartilhe  seu conhecimento, sozinho você não vai chegar a lugar nenhum, então faça a diferença, assim você estará contribuindo para o seu sucesso profissional.

6 – Dicas e Sacadas:

Outra coisa inadmissível aos locutores, não só do rádio como em outras modalidades também, é fazer uso do microfone para pedir algo no ar, como  exemplo, água, cerveja, refrigerante, comida, dizendo alô rapaziada, ouvindo a gente lá no boteco do mané, bebendo uma gelada ou e comendo uma porção, não esqueça de nóis! Tamo esperando aqui na rádio. Geralmente isso acontece muito nos palcos, muitos usam o microfone para pedir água, “Alô comissão organizadora, favor trazer uma água no palco”. Cara isso é ridículo, antiético, não peça nada no ar para o seu benefício, se precisar chame o organizador fora do microfone e solicite  o que você esta precisando.

7 – Pra finalizar vamos falar da Plástica da Emissora:

É aí que entra o senhor diretor, uma plástica renovada constantemente é o que faz a diferença na audiência da emissora, muitos usam vinhetas ultrapassadas disponíveis na  internet a mais de uma década, sempre repetindo a mesma coisa, isso acontece com frequência em rádios comunitárias que muitas vezes nem estúdio de produção tem. A rádio precisa se renovar com vinhetas novas, vinhetões atualizados, trilhas de qualidade, Jobs ou spots bem produzidos. Claro que tudo isso custa caro, é por isso que toda a emissora seja ela comercial ou comunitária deve ter seu estúdio de produção, produzindo seus próprios materiais e mantendo a plástica da emissora atualizada. Tudo isso contribui para o sucesso da audiência.

Obs: Em outra oportunidade vou passar outras dicas importantes para locutores.

 

“O SUCESSO DA EMISSORA DEPENDE DA SATISFAÇÃO DO OUVINTE”

Por: Mauro Usanovih

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!