Pelo menos duas delas estavam em estado grave neste domingo (15). Garoto de 10 anos morreu horas após o acidente. Acidente entre caminhão e van escolar deixa 12 feridos em Carapicuiba/SP (Gnews)
Reprodução GloboNews
Dois dias após o acidente entre uma van escolar e um caminhão em CarapicuÃba que deixou ao menos 12 crianças feridas e provocou a morte de um garoto de 10 anos, cinco crianças permaneciam internadas em hospitais da Grande São Paulo neste domingo (15).
Segundo informações dos hospitais, no domingo ainda havia uma criança internada em estado grave na UTI do Hospital das Clinicas, três crianças internadas com estado estável na UTI do Hospital Geral de CarapicuÃba e uma internada em estado grave no Hospital de Osasco.
No sábado, durante o velório do garoto Ricardo Cleto, motoristas de vans escolares fizeram uma passeata até o cemitério, em Barueri.
A câmera de segurança de uma casa registrou o momento do acidente. Na imagem, o caminhão, que já tinha batido na van continua sem controle, até parar no muro de uma residência.
VÃdeo de câmera de segurança mostra acidente
Reprodução/TV Globo
Caminhão desgovernado
Ao menos uma testemunha viu o caminhão descer uma rua desgovernado. De acordo com depoimento aos policiais dado durante o socorro pelo motorista do caminhão, houve falha no freio do veÃculo.
O delegado que investiga o caso, Pedro Buk, pediu ao Instituto de CriminalÃstica que uma equipe especializada faça uma vistoria técnico-mecânica no caminhão nesta segunda-feira (16), para uma análise mais detalhada da situação dos freios. O caminhão e a van foram recolhidos para o pátio municipal de CarapicuÃba.
De acordo com o delegado, o motorista não confirmou que a van estivesse parada em local proibido, conforme foi informado no boletim de ocorrência. Os dois veÃculos estavam com a documentação em dia, mas estão apreendidos.
O inquérito foi aberto como homicÃdio culposo, quando não há intenção de matar, e lesão corporal culposa.
Menino morto em acidente em CarapicuÃba é enterrado em Barueri
Na sexta-feira (13) cerca de 10 pessoas foram ouvidas pela polÃcia, entre elas, os dois motoristas, vizinhos que viram o acidente e o dono do caminhão. Também foi feita coleta de sangue dos motoristas para verificar presença de álcool ou drogas.
Entre as linhas de investigação estão a possibilidade de negligência na condução do caminhão e da van, ou negligência na manutenção do caminhão. Dependendo do que for constatado, os motoristas podem ser responsabilizados. A carteira de habilitação (CNH) dos dois foram apreendidas .
Mapa do acidente com van escolar em CarapicuÃba
Karina Almeida/Editoria de Arte/G1
Fonte: G1